sexta-feira, fevereiro 25, 2011

+A +/- -A
O GRANDE MESTRE (2008)/O GRANDE MESTRE 2 (2010)
(Yip Man 1 & 2, ficha técnica: 1 2)

Já faz um tempo que um amigo meu fã de Bruce Lee & companhia me disse pra eu assistir esse filme. O único porém foi que o nome original dele – Yip Man – me soou meio estranho no começo e, então, eu resolvi ignorar durante um tempo a dica que eu tinha recebido. Depois disso, há uns três meses, me mandaram o link da lista dos 25 melhores filmes do ano (2010) do site IMDb e, por incrível que pareça , a continuação, O Grande Mestre 2, tava lá em 12° lugar na frente de Deixe-me Entrar, Inverno da Alma, O Escritor Fantasma (de Roman Polansky ^^) e mais um monte de filmes bem conceituados e adorados pela crítica. Achei ainda mais estranho do que o nome, ver um filme de luta feito na China - perdoem-me pelo preconceito - que conta a história de um mestre não muito conhecido do Bruce Lee estar numa lista dessas. Então, resolvi assistir aos dois filmes de uma vez só para conferir o que havia de tão especial.

A direção, o roteiro e as atuações são regulares. Mas quer saber !? Os dois filmes são ótimos. Donnie Yen no papel principal interpretando o tal Yip Man ficou tão carismático, mas tão carismático, que dá vontade de abraçar o cara. As cenas de luta são muito muito bem coreografadas e diferentes do que estamos acostumados a ver, pois D. Yen utiliza muitos movimentos de mão e deixa os chutes um pouco de lado, o que, segundo um amigo meu que entende do assunto, reproduz com maior fidelidade o estilo Wing Chun.

Ambos os filmes apresentam alguns problemas principalmente no roteiro por distorcer algumas coisas sobre a vida do mestre Yip, como o fato dele ser um pai ausente viciado em ópio e possuir um caráter duvidoso antes de aprender a lutar Wing Chun. Além disso, é possível notar o uso descarado de cabos para segurar os atores nas cenas de ação mais intensas - com destaque para o 2° filme - que perdem um pouco o brilho entre muitas outras cenas mais realistas presentes no filme.

Mesmo assim, a história e as cenas de ação ainda te fazem se mexer inquieto no sofá e O Grande Mestre 1 & 2 são uma excelente pedida pra quem gosta de um bom filme de luta e não via nada desse tipo na prateleira da locadora há séculos.

Notas:
Direção:
Roteiro:
Atuações:
Nota geral:

Nenhum comentário:

Postar um comentário